O 11º Seminário Nacional da Reciclagem, promovido pelo Instituto Nacional da Reciclagem (INESFA), foi realizado no dia 23 de outubro durante a *Waste Expo Brasil 2024* – o maior evento do setor de reciclagem na América Latina, que ocorreu entre os dias 22 e 24 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. O seminário reuniu importantes lideranças do setor produtivo, parlamentares e especialistas, abordando temas essenciais como segurança jurídica, políticas públicas e incentivos econômicos para promover a economia circular no país.
Confira os melhores momentos.
Entre os destaques do evento, estiveram:
• Deputados Federais Domingos Sávio e Arnaldo Jardim, que defenderam propostas de incentivos fiscais e destacaram a importância de isenções tributárias para o setor de reciclagem.
• Marília Garcez, da INVESTSP, abordou a necessidade de investimentos estratégicos para ampliar a infraestrutura de reciclagem.
• Flávio Camargo Schuch, da Secretaria da Presidência da República, ressaltou a importância da articulação entre governo e setor privado para a promoção da economia circular.
• Rodrigo Crosara presidente do Sindirecicle-MT, e outros líderes sindicais, como Etelvino Patrício (Sindirecicla-RN), Heitor Mantovani (Sinapesp) e Hewerton Bartolim(Abrecon), discutiram desafios e avanços setoriais.
• Juliana Schunk, representando o Comitê de Reciclados de Vidro, e João Paulo, vice-presidente da AnaP, compartilharam iniciativas bem-sucedidas em seus segmentos.
• Michel Asseff Filho, da Arerj- Rio de Janeiro e Paulo Marcelo Fiuza, do sindicato do Ceará, enfatizaram a importância de incentivos fiscais regionais para o crescimento sustentável.
• Marcelo Anderson Souza, representante do Comitê dos Reciclados Eletrônicos, trouxe à discussão o crescimento da reciclagem de eletroeletrônicos e a necessidade de regulamentação adequada para esse setor em expansão.
• Ronei Alves, do Movimento Nacional dos Catadores, ressaltou a importância da inclusão dos catadores nas cadeias produtivas formais, destacando seu papel essencial na reciclagem.
• Wanderley Coelho, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), falou sobre a reciclagem como um pilar essencial para a competitividade da indústria brasileira.
O seminário foi um ponto de convergência para diferentes atores do setor, promovendo debates sobre a iminente decisão do Supremo Tribunal Federal quanto à isenção de PIS/COFINS, além da necessidade de políticas públicas assertivas para garantir a sustentabilidade e a expansão da reciclagem no Brasil.
Para assistir ao evento na íntegra, acesse o [vídeo oficial no YouTube](https://www.youtube.com/live/ylK8MMYJsEI).
Comentários